con1_meny_top_over.png  con1_meny_top_shadow.png
con1_logo
con1_meny_top_under.png

 

   

 

Sabetai Calderoni

Doutor em Ciências pela USP; Cursos de pós-graduação e especialização na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos e em Portugal; Bacharelado em Economia e em Direito, ambos pela USP. Docente nas área de Economia e Meio Ambiente, em cursos de graduação e pós-graduação na USP; UNITAU; ADESG; PM/SP. Pesquisador do NAIPPE/USP. Autor de mais de duas dezenas de publicações, sobretudo em livros e monografias, inclusive publicadas pela ONU, e do livro "Os Bilhões Perdidos no Lixo" Ed. Humanitas, 4ª ed.

Presidente do Instituto Brasil Ambiente (desde 1987); Presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - IBRADES; Consultor da Organização das Nações Unidas – ONU; Consultor do Banco Mundial; Ex-membro do Conselho de Administração da CETESB e Fundação Prefeito Faria Lima (CEPAM); Ex- Diretor Executivo do Instituto de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável (ICTR).

Atuação na elaboração de políticas públicas nas áreas de meio ambiente e resíduos; Elaboração da Política Ambiental para América Latina e Caribe; Participação na discussão da Política Nacional de Resíduos Sólidos na Câmara dos Deputados e Senado Federal e, na Assembléia Legislativa, da Política de Resíduos do estado de São Paulo; Elaboração do plano de implantação do Pólo Integrado de Reciclagem (PIR) do Distrito Federal; Palestrante na ONU (NY) na área de projetos de sustentabilidade ambiental, ensejando visitas técnicas a países da Ásia, África e Europa.

Implantação de cidades sustentáveis: ”Alcântara Cidade Sustentável – Uma Estratégia Centrada na Gestão de Resíduos” (contrato com a Agência Espacial Brasileira e o Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP); Vale da Sustentabilidade na região petrolífera do vale do Cotinguiba em Segipe (14 municípios); projetos em curso nos estados de São Paulo; Sergipe; Paraná; Maranhão; Distrito Federal.

Experiências em Planejamento, licenciamento ambiental e Implantação de Usinas Hidrelétricas; Inserção regional de UHEs; Negociação comunidade / governo / empreendedor na implantação de UHEs; Trabalhos junto à Eletrobrás, Eletronorte; MK Engenharia; CNEC nos primeiros estudos sobre o Complexo Hidrelétrico de Altamira (UHE Babaquara e  Kararao); Estudos sócio-ambientais das usinas hidrelétricas de Balbina (vencedor de certame nacional); bem como Itá e Machadinho; Licenciamento ambiental de PCHs: PCH Nova Pinhal; PCH Eleutério; PCH Saltinho; PCH Rolador; PCH Divisa; Ex-proprietário da PCH Novo Horizonte.

Elaboração de Planos de Desenvolvimento Regional e Ambiental para vários Estados e Municípios brasileiros; Planejamento da implantação de empreendimentos privados para empresas nacionais e internacionais: General Electric; Grupo Pão de Açucar; Elgin Máquinas; Kent Feeds; Grupo Microlite.

Participação de numerosas bancas de Doutorado e Mestrado na USP (Escola Politécnica, Fac. Saúde Pública e outras); UNICAMP (Fac. Engenharia); UFRJ (COPPE); UFSC; Participações numerosas em congressos e simpósios, nacionais e intrnacionais. Presença constante, na grande imprensa, no debate sobre temas ambientais.

 
   

© Instituto Brasil Ambiente | +5511 3287-2327 | brasilambiente@brasilambiente.com.br